quinta-feira, 6 de março de 2014


a decisão

Depois de muito ponderar nos prós e contras da possibilidade de poder concretizar um sonho, tomei a coragem de pedir uma licença sem vencimento e fazer uma viagem à volta do mundo durante 6 meses, a qual tem como foco principal a passagem pelos países lusófonos.
Uma vez que a minha área de formação é a arquitectura e tenho como paixão a fotografia, pretendo contar através da imagem a história da minha viagem, fazendo sempre que possível um apanhado da arquitectura e a vivência local dos países por onde passar.

Parto, nesta aventura, juntamente com a minha amiga Sandra Nobre, que irá preencher o seu blog www.acordofotografico.blogspot.com de experiências de leitores pelo mundo.

o roteiro

Foi, num encontro nas férias de Natal, para por a conversa em dia, que juntamente com a minha amiga começamos a estipular o roteiro. Por onde começar, que países visitar, que trajectos aéreos fazer e claro está ter em conta os eventos festivos e mundiais com os quais nos iríamos deparar.
Acordamos então começar por:

Brasil - Austrália - Timos Leste - Malásia - Tailândia - Cambodja - Laos - Vietname - Macau - Hong Kong - Índia - Moçambique - Angola -S. Tomé e Príncipe - Cabo Verde - Portugal

como fazer a viagem

Partir de mochila às costas, foi um ponto assente desde o inicio. E para manter o orçamento controlado, pedir alojamento gratuito.
Claro que a boa vontade por esse mundo fora foi surgindo. Assim, vamos ficar alojadas em casa de amigos e de amigos dos amigos que vivem algures no mundo.

o que levar

A questão que se pôs desde o início, foi como fazer uma mochila para 6 meses, o que levar?
Pesquisas na net sobre o assunto foram sem dúvida importantes para esclarecer. Encontrei relatos muito interessantes de viagens à volta do mundo. Tomei notas e comecei por encomendar tudo o que poderia necessitar para 6 meses. Claro que a questão climatérica foi desde logo tomada em conta e, como durante todo o percurso irei apanhar tempo quente, foi mais fácil de começar a preparar o tipo de vestuário e calçado que vou ter que utilizar. 

cuidados a ter

A consulta do viajante foi marcada. Foram explicados pelo médico todos os cuidados que deveria dada a diversidade de países que vou visitar, vacinas incluídas.
Lá comecei a vacinação, que demorou cerca de 1 mês.
Lista de medicamentos a levar (juntamente levo as cópias das receitas).

a burocracia

Das primeiras pesquisas que começamos a fazer foi que países precisam de visto e como consegui-los. A maior parte dos vistos vão ser tirados nas fronteiras ou aeroportos, na entrada de cada país. O visto da Índia foi tratado via internet e levantado na embaixada ainda em Portugal,  e o visto da Austrália tratado exclusivamente pela internet, num processo que demora cerca de 10 minutos. Os vistos de Moçambique e Angola ainda estão a ser tratados. A legislação destes países obriga-nos a tratar dos vistos em Portugal, mas o facto de terem apenas 60 dias de validade faz com que tenham expirado quando lá chegarmos em julho. Aguardamos que estes documentos sejam emitidos no decurso da viagem, num procedimento ligeiramente diferente do habitual.

8 comentários:

  1. Boa sorte nesta aventura! Divirtam-se! Sejam felizes :)
    Bjs.
    Ana Alves Pinto

    ResponderEliminar
  2. Que o M.A.L. (Mundo arquitetura lusofonia) se torne um BEM precioso da tua e das nossas vidas! Queremos muitas partilhas, mas, acima de tudo, queremos que te divirtas e aproveites ao MÁXIMO!!!!!! Amanhã ainda nos vemos. (Shirley)

    ResponderEliminar
  3. Olá Nilza,
    Recebi o mail e li o blog com a excitação e alegria como fosse eu a embarcar nesta maravilhosa viagem... Além dos cuidados médicos tb podias ter posto ir a tua dentista como cuidado essencialissima!!!!!!!!!!!
    Estou a assistir com àvido interesse esta maravilhosa viagem.
    Beijos,
    Cindy-Lu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Cindy-lu.
      É verdade, a ida à minha dentista foi essencial! Obg pela vossa maravilhosa ajuda aí no consultório.

      Eliminar
  4. Que este seja o início de uma aventura maravilhosa e de um blog fantástico. Invejo-vos e desejos-vos a maior das sortes. Beijos grandes Nilza!

    ResponderEliminar
  5. Continuo a seguir a vossa rota...! Bj

    ResponderEliminar
  6. Viva Nilza. A tua mãe falou-me deste teu blog de aventurosas descobertas. Um beijo grande e tudo de bom para a tua busca de mundo. Karlown

    ResponderEliminar